Governo de Minas conclui obras de recuperação de aterros e constrói novas variantes na MGC-262, na RMBH, beneficiando mais de 180 mil pessoas
O investimento de R$ 2,2 milhões da AngloGold Ashanti possibilitou a realização do projeto

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) concluiu as obras na rodovia MGC-262, entre Caeté e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As melhorias incluem a construção de duas variantes e a recuperação de aterros, solucionando o problema do tráfego em meia pista.
As intervenções foram realizadas nos quilômetros 286 e 289,5 da rodovia, com um investimento de R$ 2,2 milhões da AngloGold Ashanti, por meio de um convênio com o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
Características
A variante no km 286 possui 311,39 metros de comprimento, com duas pistas de 3,50 metros, dois acostamentos de 0,25 metros e dois dispositivos de drenagem de 0,60 metros.
A variante do km 289,5 tem 259,641 metros de comprimento, com duas pistas de 3,50 metros, dois acostamentos de 0,50 metros e dois dispositivos de drenagem de 0,70 metros.
As variantes estão localizadas perto da mina de Cuiabá, a mais profunda do Brasil, com quase 1,4 mil metros abaixo do solo, acessível por veículos e elevador.
A MGC-262 é uma rodovia com intenso tráfego, contabilizando cerca de 20 mil veículos diários, sendo 20% caminhões de grande porte.
As melhorias beneficiarão aproximadamente 180 mil pessoas da região e servem como uma alternativa à BR-381.
Anderson Tavares Abras, diretor de Construção do DER-MG, destacou que as obras proporcionarão maior qualidade de vida e segurança aos usuários da rodovia, além de apoiar a economia regional.
“Este é mais um avanço do Provias para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, resultado de uma colaboração com a iniciativa privada que fortalece a infraestrutura viária em Minas Gerais,” comentou Abras.
Histórico
A erosão nas áreas afetadas foi causada pelo excesso de água das chuvas, que danificou o pavimento e causou a operação em apenas uma faixa. As obras incluíram terraplenagem, drenagem, reforço do subleito, pavimentação, sinalização e instalação de dispositivos de segurança viária.
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