Prodabel certifica mais de 400 jovens em parceria com a ASSPROM
Os cursos, oferecidos pela Prodabel, foram realizados em parceria com a Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM), visando incluir mais pessoas na iniciativa.
A Prefeitura de Belo Horizonte certificou, em menos de um mês, mais de 400 jovens nos cursos gratuitos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), ofertados pelo Programa de Inclusão Digital. Os cursos, oferecidos pela Prodabel, foram realizados em parceria com a Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM), visando incluir mais pessoas na iniciativa.
Nos últimos anos, a Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel) já certificou quase 17 mil alunos em cursos gratuitos. As formações abordam desde o ensino de informática básica, até capacitações que abrem portas em profissões com altos índices de empregabilidade, como programação e robótica. A exemplo disso, a própria PBH tem absorvido ex-alunos para atuar em posições relacionadas a tecnologia.
Atualmente, a Prodabel conta com colaboradores, vindos dos cursos gratuitos, que atuam nas mais diversas frentes do Programa de Inclusão Digital, como o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e o Centro de Qualificação em Tecnologia da Informação (CQTI).
“Os cursos foram muito bons para mim, com professores exemplares e didática diferenciada. Fiz vários, robótica, programação, aprendi a construir sites. Ter conhecimentos variados e de fácil acesso ampliou muito meus horizontes e é uma alegria muito grande poder colocar esse conhecimento à disposição da população no CRC da Prodabel”, compartilhou Rafael Ramos da Silva, ex-aprendiz da ASSPROM e ex-aluno do Programa de Inclusão Digital, hoje atuando no recondicionamento de computadores da Prodabel.
Em pesquisa realizada pelo CQTI sobre oportunidades no mercado de trabalho, 49% dos ex-alunos do Programa de Inclusão Digital afirmaram que a certificação os auxiliou a conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho.
“Ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados ao longo dos anos com o Programa. Ao ouvirmos os relatos percebemos que nem todos os alunos estão inseridos diretamente na área da tecnologia. Apesar disso, o domínio desse conhecimento faz muita diferença para a empregabilidade, especialmente nos dias de hoje. Esses números não são benéficos somente para os alunos, mas para toda a nossa cidade. Contar com novos negócios e mais gente qualificada é ótimo para todo o ecossistema, fomentando o desenvolvimento econômico e o potencial empreendedor de Belo Horizonte”, disse a Diretora de Inclusão Digital da Prodabel, Milla Fernandes.
O Programa de Inclusão Digital oferece iniciativas e cursos na modalidade de ensino à distância (EaD) e presencial, com conteúdos voltados para públicos diversos, trazendo qualificações básicas, mais avançadas e profissionalizantes em tecnologia. Conheça todos os cursos disponíveis.
Qual é a sua reação?