A identidade da mulher real na cosmovisão bíblica
“A mulher que deseja reconectar a sua família, primeiro, precisa reconectar a sua própria vida a Deus. A Bíblia que a nossa família lê todos os dias, somos nós mesmas”, Elaine Rodrigues Andrade.
A entrevista PING-PONG, da coluna Vida Plena (VP) – À Luz da Palavra, debate sobre a IDENTIDADE DA MULHER REAL NA COSMOVISÃO BÍBLICA com a Pra. Elaine Rodrigues Andrade, casada há 24 anos com o Pr. Cristiano Henrique Andrade e mãe da adolescente Rebeca Vitória Andrade. Elaine trabalha como técnica em Radiologia, cursa teologia na Faculdade Batista Mineiro e auxilia o esposo no pastoreio da Congregação (PIBS-Paciência), Primeira Igreja Batista de Sabará do bairro Paciência.
1- Em mundo dinâmico, corrompido, competitivo e com excesso de informação, como a MULHER CONSEGUE CONSTRUIR SUA IDENTIDADE EM CRISTO?
A mulher segundo o coração de Deus tem sua identidade construída através de um relacionamento íntimo e pessoal com Ele. O desejo de Deus é de nos levar de volta à nossa origem, revelando que somos "Filhas de Deus "(João 01:12). Isso requer, na prática, uma vida de devoção e busca profunda.
Quanto mais intensa formos na constância em conhecê-lo, vamos sendo transformadas. A nossa identidade, outrora fragmentada e corrompida, vai sendo alinhada pelo nosso Pai celestial, que nos oferece Seu amor e aprovação. Em salmos 139: 12-13, está escrito que Ele nos formou de um modo assombroso, maravilhoso e singular: Filhas de Deus...
2- Como a mulher cristã pode entender e viver o PROPÓSITO DE SER MULHER em uma época em que o feminismo está em alta?
Vejo o feminismo como um jugo disfarçado de liberdade. A mulher espiritual está na contramão do mundo. Aquela que deseja viver o propósito de Deus deve buscar uma mente renovada (metanoia), uma nova mentalidade, conforme escrito no livro de Romanos 12: 02. Quando o Espírito Santo dirige a nossa mente, toda a nossa maneira de proceder revela Cristo, e o nosso maior propósito é sermos parecidas com Jesus.
3- Como encontrar dentro de si e viver A MULHER ESPOSA em um tempo de intolerância e individualismo?
No livro de Gênesis 02:18, Deus coroa a Sua criação formando a mulher, pois viu a necessidade do homem, - “...não é bom que o homem esteja só; ...”. Deus nos fez complementares. Ele fez o homem cair em sono profundo, tirou-lhe uma das costelas e formou a mulher. Na anatomia, as costelas formam um arcabouço de proteção dos órgãos vitais. Fazendo uma analogia, a mulher é aquela que está ao lado e protege as emoções do seu marido, por meio de palavras de encorajamento, discernimento e oração.
4- Como encontrar dentro de si e viver A MULHER MÃE, que anseia por colher bons frutos de seus filhos, em uma época de tantos afazeres?
Em um mundo de tantas distrações, sem dúvida, o maior legado que uma mãe pode deixar a seu filho se chama "TEMPO"
No livro de Deuteronômio 06: 07, está escrito que você inculcará a seus filhos a Lei do Senhor..., assentado, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se, em todo tempo. A mãe tem o poder de gerar, nutrir e influenciar.
5- Como buscar e ser, na prática, A MULHER SÁBIA, que edifica a casa, quando já existe uma desconexão familiar?
No livro de Provérbios 9:10, está escrito: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. A sabedoria transcende o intelecto. A mulher que deseja reconectar sua família precisa, primeiro, reconectar a sua própria vida a Deus. A Bíblia, que a nossa família lê todos os dias, somos nós mesmas.
Qual é a sua reação?