Conecta Com Minas 2025 reforça protagonismo da comunicação mineira e debate futuro do setor

O Conecta Com Minas 2025 reuniu empresários, jornalistas e autoridades no BH Shopping, em Belo Horizonte. O secretário de Comunicação, Bernardo Santos, falou sobre os desafios da mídia regional e a importância do protagonismo do interior.

Out 28, 2025 - 00:01
Out 28, 2025 - 13:26
 0
Conecta Com Minas 2025 reforça protagonismo da comunicação mineira e debate futuro do setor
Fotos: Thiago Reis

Maior evento da comunicação mineira reúne lideranças em Belo Horizonte

 

No último dia 27 de outubro de 2025, o BH Shopping recebeu a 3ª edição do Conecta Com Minas, evento que se consolida como o maior encontro da indústria da comunicação em Minas Gerais. Realizado pelo Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Veículos de Comunicação Digital do Estado de Minas Gerais (SINDIJORI/MG), o evento reuniu empresários, jornalistas, agências e representantes de veículos de todo o estado.

Com o objetivo de fortalecer a integração do setor, o Conecta Com Minas contou com o apoio da FIEMG, Codemge, Amirt, Sert, Sinapro e Sepex, reforçando a união das principais entidades da comunicação mineira.

 

Mesa diretora que debateu os desafios da indústria da comunicação em Minas.

PALESTRAS E DEBATES SOBRE OS RUMOS DA COMUNICAÇÃO

Durante o evento, o diretor de Negócios da Intelly e do produto iSend, Deivis Tavares, ministrou duas palestras:

  • “Desafios da Comunicação na Era das Grandes Mudanças” (exclusiva para associados do SINDIJORI/MG);
  • “Caso de Sucesso: Rede SINDIJORI-MG de Notícia”, apresentada na plenária principal.

A representante da agência Content Box, jornalista Maíra Monteiro, também destacou novas oportunidades de parceria e de distribuição de conteúdo jornalístico regional, voltadas especialmente aos veículos associados do sindicato.

 

AUTORIDADES PRESTIGIAM O EVENTO E NOVA DIRETORIA TOMA POSSE

Posse da nova diretoria do SINDIJORI/MG, para o período 2025-2029, sob a presidência de Rodrigo Fernandes reeleito.

O encontro contou com a presença de autoridades e lideranças da comunicação, como o deputado estadual Antônio Carlos Arantes e o secretário de Comunicação do Governo de Minas, Bernardo Santos.

Durante a solenidade, ocorreu a posse da nova diretoria do SINDIJORI/MG, eleita para o período 2025-2029, composta por: Rodrigo Fernandes, (reeleito ao cargo de presidente), Antônio Claret (conselheiro fiscal suplente), Carlos Antônio Alonso (vice-presidente), Elberty Valadares (conselheiro fiscal), Vagner Donizette (conselheiro fiscal), Heny de Souza (diretora adjunto), Paulo André Nacife (delegado)José Vicente Alves (diretor administrativo), Márcio Borges (diretor financeiro), Marcelo Luis da Silva (diretor adjunto), Thiago Rocha (delegado suplente), Veronici de Mattos (delegados suplentes) e Wilmar Silva (conselheiro fiscal).

Em seu discurso, Rodrigo reafirmou o compromisso da entidade com a defesa dos veículos regionais. “O Conecta Com Minas é mais do que um evento, é um movimento de valorização da imprensa mineira. Nosso papel é integrar, fortalecer e promover novas oportunidades de negócios para o setor”, afirmou o presidente.

 

SECRETÁRIO BERNARDO SANTOS FALA SOBRE DESAFIOS E DESCENTRALIZAÇÃO DA MÍDIA

Em entrevista ao jornal Sabará Notícias, o secretário de Comunicação de Minas Gerais, Bernardo Santos, destacou os esforços do governo estadual para descentralizar investimentos e fortalecer a comunicação regional.

“O trabalho da imprensa é essencial. É ela quem representa o povo. Mas, como gestores públicos, precisamos tomar decisões responsáveis sobre onde aplicar os recursos”, disse Santos.

O secretário ressaltou que o governo tem buscado equilíbrio na distribuição das verbas de publicidade, mas reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos pequenos jornais e portais do interior.

“O governador tem uma visão municipalista. Ele acredita que as soluções nascem nos municípios. Estamos ampliando o protagonismo das cidades também na comunicação, assim como já fizemos nas áreas da cultura e da saúde”, pontuou.

Sobre as críticas de veículos locais que alegam falta de espaço nas campanhas oficiais, Santos explicou que o governo adota critérios técnicos e que incentiva ao  SINDIJORI/MG nos projetos para capacitar e qualificar os portais. 

“Não conseguimos contratar todos os veículos, mas estamos criando faixas de desempenho para que todos possam evoluir e atingir as metas exigidas. " A gente não quer uma imprensa que precise do governo para fazer o seu serviço", ressaltou o secretário.

 

DIÁLOGO E FUTURO DA COMUNICAÇÃO MINEIRA

 

Encerrando o evento, o presidente Rodrigo Fernandes reforçou o papel estratégico do SINDIJORI/MG como mediador entre o poder público, as empresas e os profissionais da imprensa.

“Nosso setor passa por grandes transformações, e é fundamental manter o diálogo e a união. O Conecta Com Minas é a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow