Estação Pampulha recebe novo bicicletário com 30 paraciclos e amplia integração com transporte público

Estação Pampulha ganha novo bicicletário com 30 paraciclos. Ação da PBH fortalece integração entre bicicletas e transporte público em Belo Horizonte.

Jun 26, 2025 - 14:07
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Estação Pampulha recebe novo bicicletário com 30 paraciclos e amplia integração com transporte público
Divulgação/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte instalou um novo bicicletário na Estação Pampulha com 30 paraciclos, permitindo o estacionamento de até 60 bicicletas simultaneamente. A iniciativa busca fortalecer a integração entre a mobilidade ativa e os modais de transporte coletivo, como ônibus e metrô.

O paraciclo é o suporte individual para estacionar bicicletas, e sua instalação em conjunto forma bicicletários. Atualmente, a capital mineira conta com 1.020 dispositivos distribuídos em locais de grande circulação, como estações de transporte, centros culturais, prédios públicos e áreas de lazer.

A ampliação segue uma política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte sustentável. Apenas neste ano, a BHTrans também implantou 30 paraciclos na Estação São Gabriel e prevê, ainda em 2025, novos bicicletários na Estação Diamante (Barreiro) e na Estação Vilarinho (Venda Nova), em parceria com o Shopping Estação.

Pedala BH e mobilidade ativa

Desde 2011, o programa Pedala BH promove a expansão da infraestrutura cicloviária em Belo Horizonte. Paraciclos vêm sendo instalados em pontos estratégicos como praças, universidades, centros comerciais e estações do sistema Move, com o objetivo de facilitar a conexão entre a bicicleta e outros modais de transporte.

A cidade também avança no uso de bicicletas compartilhadas. Atualmente, BH conta com 51 estações de bikes elétricas compartilhadas — 34 na região central e 17 na Pampulha — totalizando 500 bicicletas em operação. O sistema, pioneiro na América Latina ao utilizar exclusivamente bikes elétricas com estações fixas, é fruto de parceria entre a Prefeitura, a empresa Tembici e o patrocínio da Estácio.

A implantação dessas estações levou em conta critérios técnicos como a proximidade de ciclovias e a demanda populacional, reforçando a estratégia de conectar os principais eixos do transporte público da cidade.

Mais ciclovias e novos projetos

A malha cicloviária de Belo Horizonte alcançou 108 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Em 2024, foram adicionados 8,8 quilômetros de novas vias e requalificados 24 quilômetros de trechos existentes. Além disso, a BHTrans submeteu ao PAC 2023 propostas para implantação de mais 66,84 quilômetros de ciclovias, aguardando aprovação de recursos federais.

As ações consolidam o compromisso da capital com a mobilidade urbana sustentável, ampliando as opções de deslocamento e incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte seguro, eficiente e conectado.

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